Um filho que inspirou sua mãe - Uma homenagem ao Dia das Mães
- Projeto Olimpo
- 14 de mai. de 2018
- 3 min de leitura
É comum encontrarmos, hoje em dia, histórias de pais que se tornaram referência de persistência e exemplos de vida para os filhos. Com o jovem estudante Francisco Rivail Santos da Luz Júnior, 12, os papéis se inverteram. O menino, apaixonado por matemática, e com sua dedicação aos estudos, se tornou um orgulho para a sua mãe, a dona de casa Rosa Maria Rodrigues, 38.
“Um dia ele chegou da escola, e em casa, olhou nos meus olhos e disse: ‘mãe, por que você não volta a estudar?'. Aquela pergunta mexeu comigo profundamente e depois de 22 anos parada eu resolvi a voltar a estudar”, relata a dona de casa que deixou os estudos de lado aos 16 anos e hoje, incentivada pelo filho, está matriculada em um curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Rosa conta que seu filho passou a se dedicar muito mais aos estudos quando começou a participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2014. “Desde que ele começou a participar da Olimpíada, além de estudar na escola, ele também passou a estudar mais em casa. Vendo essa paixão dele pelos estudos, ele se tornou um grande incentivo pra mim. Tenho muito orgulho do meu filho”, disse.
Francisco é um dos alunos que conquistou medalha de ouro na 11ª OBMEP, em 2015. O resultado revela o talento dos estudantes amazonense para o segmento da matemática. Ao relembrar da sua segunda participação, o menino fala do sentimento de estar entre os melhores alunos do Estado. “Fiquei muito feliz por ser um dos medalhistas de ouro na olimpíada nacional. Foi a segunda vez que participei da competição e conquistei medalha. Minha dedicação aos estudos contou muito para alcançar esse resultado e a cada ano, o aprendizado é maior”, enfatizou.
Francisco é aluno da rede pública estadual de ensino e atualmente cursava o 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Manoel Rodrigues de Souza, bairro Armando Mendes, Zona Leste. No mês de junho de 2015 ele foi até o Rio de Janeiro receber a medalha de ouro que conquistou na última OBMEP. No ano de 2014, ele conquistou medalha de bronze na competição e todo esforço pessoal e dedicação contou muito para esse resultado.
Medalha de ouro é resultado da paixão por matemática
Inscrito pelo terceiro ano consecutivo na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o estudante do 8º ano do Ensino Fundamental Gabriel Soares da Cruz Cassimiro, 13, estuda na Escola Estadual Professor Waldock Frick de Lira - CMPM 3, na comunidade São Pedro, Zona Oeste, e também conquistou medalha de ouro na 11ª competição da OBMEP.
Segundo ele, o resultado se deve à sua paixão pela matemática, além do apoio da escola para a realização das provas. “Em 2015 participei pela segunda vez na OBMEP e estava bem mais tranquilo. Em 2014, conquistei medalha de bronze e em 2015, consegui a medalha de ouro. É um sentimento inexplicável. A matemática faz parte da minha existência”, afirmou o estudante.
Gabriel destaca, também, a relevância do trabalho de preparação que a escola promove para a competição. “A minha escola oferece um preparo especial para as Olimpíadas. Eu estudo no turno vespertino e pela manhã vou para escola para o preparatório. Além disso, quando necessário, eu ainda repasso os estudos à noite em casa e conto com a ajuda dos meus pais, que sempre me apoiam. A minha primeira medalha nas Olimpíadas foi a de bronze; em 2015, eu fui medalha de ouro; isso mostra a importância da dedicação aos estudos”, contou Gabriel.
Fonte: "Medalhista de ouro nos estudos, jovem serviu de inspiração à mãe a voltar à sala de aula". Acritica. Disponível em: <https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/medalhista-de-ouro-nos-estudos-jovem-serviu-de-inspiracao-a-mae-a-voltar-a-sala-de-aula>. Acessado em 13 mai. 2018.
