top of page

A importância das olimpíadas científicas no Brasil

As olimpíadas científicas são muito comuns no Brasil e existem várias para todos os gostos: de Matemática, de História, de Geografia, de Física, de Biologia, de Língua Portuguesa e até de Astronomia. Enfim, deve haver alguma olimpíada que desperte o seu interesse. Mas qual é a importância dessas olimpíadas no Brasil?


As olimpíadas, sejam elas científicas ou não, têm como objetivo mensurar ou determinar quem são os melhores em fazer algo, porém isso nem sempre é possível, visto que as pessoas mudam com o decorrer do tempo e a determinação de quem é o melhor, ou o que é ser melhor, é muito relativa. Logo, podemos afirmar que as olimpíadas vão muito além disso.


Para participar de uma competição científica é necessário se preparar, e esse caminho de preparação traz benefícios para o aluno. O seu interesse pela matéria em questão aumenta e ele acaba buscando mais conhecimento para conseguir superar os desafios. Isso faz com que o estudante tenha um maior desenvolvimento na escola, fazendo com que suas notas melhorem e suas oportunidades aumentem. Essa última, pode ser consequência, também, de uma boa colocação em uma olimpíada. Há casos de medalhistas brasileiros que foram convidados para ingressar em universidades (nacionais e internacionais), que receberam bolsas de estudos e cursos e que, no caso da OBMEP, foram convidados para participar do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.).


Além disso, os alunos podem ser premiados a longo prazo, com uma oportunidade de emprego ou com um convite para cursar um mestrado por meio do PICME (Programa de Iniciação Científica e Mestrado), por exemplo. Existe também, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é o órgão responsável por distribuir muitas dessas bolsas por meio do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Portanto, um estudante bem colocado nas competições científicas pode ter a oportunidade de receber uma bolsa de pós-graduação, mestrado ou até doutorado ao ingressar na faculdade.


Outro fator benéfico da participação do aluno em olimpíadas científicas é o de ampliar sua cultura. Durante todo o processo de uma competição desse tipo o discente convive com várias pessoas de lugares, idades e culturas diferentes e acaba aprendendo muito com isso. Esse convívio com as diferenças faz com que o aluno se torne uma pessoa muito mais culta e sociável, além de reduzir seus potenciais preconceitos e torná-lo um cidadão melhor.


Por último, as olimpíadas cientificas são importantes como um canal de divulgação da ciência no Brasil. Como elas tem um alcance de um grande público, como os professores, os seus desenvolvedores, os participantes e seus familiares, as competições conseguem levar informação verdadeira e comprovada para mais pessoas. Assim, grande parte da população terá um conhecimento mais amplo sobre vários assuntos, o que ocasiona na redução de movimentos Antivacina, movimentos de Terraplanismo e outros movimentos Anticiência que são tão prejudiciais para a população brasileira. Logo, as olimpíadas brasileiras científicas são importantes, também, no combate de Fake News.


Concluindo, as olimpíadas científicas são muito importantes e vale a pena participar. Escolha uma que seja sobre um assunto que você realmente tem interesse ou curiosidade e estude bastante para conseguir uma boa colocação. Existem, também, cursinhos como o Olimpo que ajudam os alunos a se prepararem para as olimpíadas de forma gratuita, fornecendo aulas e materiais para auxiliar nos estudos.


--- Escrito por Sávio Dias ---

bottom of page